sábado, 1 de junho de 2013

Valorize suas curvas!


Tem muitos dias que esse post não sai da minha cabeça. Então é hora de colocá-lo pra fora pra que ele possa gerar frutos. 

Daí que comecei a usar o lightroom e mexer com edição. Raramente publico uma foto sem "revelá-la". Mas não modifico os elementos da fotografia. Não retiro objetos da foto, não mexo nas rugas das pessoas e nem faço alterações radicais (suspeito até que o photoshop seja melhor pra isso que o lightroom). A única coisa que faço é mexer um pouco nas cores e iluminação.

Ok. E o que vocês tem com isso? Nada, não é? Isso aí é só a forma como gosto de trabalhar a minha fotografia. 

Acontece que me atormenta quando alguém pede pra mexer na foto. 
"Ai, me coloca mais magra (o)?" 
"Tira essa pinta horrível?"
"Me faz ficar mais bonita (o)?"

E é claro que na maioria das vezes esses pedidos vem de mulheres. O padrão de beleza imposto é altamente limitador e exclui a maioria das pessoas. Vejo mulheres bonitas colocarem fotos no facebook que sei que não condizem com a realidade. E pra que? Que diferença isso faz se ao se olharem no espelho a insatisfação permanece a mesma? É por que estarem dentro do padrão, ao menos na ilusória "vida" da rede social, vai aumentar sua auto estima?

Não, meninas, nada disso vai fazer vocês serem outra pessoa quando vocês se olharem no espelho. Vocês são lindas do jeito que são. E só a partir do momento em que concluírem isso é que se aceitarão genuinamente. A beleza é subjetiva. Tem pessoas que vão achar que você é feia e tem outras que vão achar que você é linda. Simples assim. 

Quem busca alcançar o padrão de beleza está fadado a ser infeliz, porque é uma meta impossível de ser atingida. Arrisco a dizer que não é nem mesmo saudável estar dentro desse padrão. Muitas adolescentes acabam anoréxicas por buscar um objetivo impossível. Isso é tão triste... 

Das muitas revoluções que o mundo precisa, taí uma bastante urgente: digam NÃO ao padrão imposto, digam não às mulheres artificiais moldadas a photoshop, sejam vocês mesmas, tenham orgulho de quem são. Falei, certa vez, pra minha mãe que não tiraria as rugas dela de uma fotografia porque ela deveria ter orgulho de cada traço que mostra a vida de lutas que ela tem vivido. 

Nós somos o que somos, se não tivermos orgulho de nós mesmas, quem mais terá?

Ficam dois vídeos inspiradores sobre o assunto:


Dove Retratos da Real Beleza




"TV Folha" acompanha ensaio fotográfico que mostra o "nu orgânico"
Esse é proibido para menores de 18 anos. Por isso não consegui anexá-lo como vídeo. Mas basta clicarem no link.

Ps.: O triste foi não achar uma imagem com mulheres gordinhas também... Pra vocês verem o que esse padrão faz...

Ps.2: Vale dizer apenas que não sou contrária a intervenções que façam com que a pessoa se sinta melhor consigo mesma ou medidas que retardem o envelhecimento, desde que isso seja feito por uma vontade própria e não uma vontade imposta. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

What you share with the world is what it keeps of you - O que você compartilha com o mundo é o que o mundo guarda de você.